“A TI precisa de mais gente para entregar os projetos…”

 “Várias iniciativas paralelas acontecem sem o conhecimento da TI…”

 “O orçamento é limitado…”

 “Não consigo justificar o retorno de um projeto em termos financeiros…”

É comum escutarmos da gerência de TI frases como estas. Para evitar este cenário tão comum, a equipe de TI deve estruturar-se de forma a assegurar que toda a sua operação tenha como premissa básica a entrega de valor. Esta visão deve ser estratégica, deve fomentar uma cultura intrínseca, representar uma prática organizacional frequente, e não uma ação pontual adotada apenas em momentos como a elaboração do Portfólio de TI e a apresentação dos indicadores e resultados da área.

A criação de valor deve estar inserida em todo o ciclo de vida dos serviços de TI. Mas, por onde e como exatamente começar?
O primeiro passo, segundo as boas práticas de TI e estudos trazidos pelo Gartner, é a elaboração de um Portfolio de TI orientado a esta demonstração de valor. Qualquer organização de TI que busque provar ou aumentar sua relevância perante o negócio deve criar um Portfólio de TI que represente de forma explícita os interesses dos líderes e do board da empresa.

A escolha dos investimentos de TI deve ser feita de acordo com critérios que façam sentido do ponto de vista do negócio e, além disso, deve expor claramente algumas informações que respondam perguntas como:

  •  Por que o negócio precisa deste serviço?
  • Como o negócio pode se beneficiar ao utilizar este serviço?
  •  Por que o negócio deve priorizar obter este serviço a partir de sua área de TI frente outras ofertas de mercado?

O Gartner em seu artigo “Capture the Contribution of IT Services With Business-Centric Value Statements”, 2013, sugere um formato para o Portfolio de TI que representa exatamente as questões acima:

 tabelagartnerII

O valor da TI para o negócio”, é uma expressão definida com clareza por poucos e almejada por muitos. O valor, além de ser concebido para o negócio, precisa ser evidenciado para os stakeholders com o objetivo de gerar um senso comum sobre os benefícios alcançados.

FAÇA O DOWNLOAD DO WEBINAR: Como a TI pode criar e demonstrar valor para o negócio?
Tema 1: Boas práticas para a construção de um Portfólio de TI
Tema II: Mecanismos para assegurar um bom projeto do serviço de TI

 

Palestrante:

palestrantescarol

 

Summary
Event
Como a TI pode criar e demonstrar valor para o negócio? Tema 1: Boas práticas para a construção de um Portfólio de TI
Location
Bridge Consulting,
Starting on
11/13/2013
Ending on
11/13/2013
Compartilhe conhecimentoShare on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
http://segurancadainformacao.modulo.com.br/wp-content/uploads/2013/11/467030113.jpghttp://segurancadainformacao.modulo.com.br/wp-content/uploads/2013/11/467030113.jpgMódulo SecurityWebinar
 “A TI precisa de mais gente para entregar os projetos...”  “Várias iniciativas paralelas acontecem sem o conhecimento da TI...”  “O orçamento é limitado...”  “Não consigo justificar o retorno de um projeto em termos financeiros...” É comum escutarmos da gerência de TI frases como estas. Para evitar este cenário tão comum, a equipe de TI...