971694_427745877339192_1436406543_nLuke Hickey, CEO da dominKnow

Training Magazine, 05 de Agosto de 2015

Tradução: Módulo Security Solutions

 

Desenvolvimento de conteúdo atrativo e reutilizável na Universidade Corporativa Módulo

Universidade Corporativa Módulo utiliza software Claro, da dominKnow, para concepção de material didático virtual e interativo, compartilhado e reutilizado internacionalmente.

A Módulo Security Solutions, com sede no Rio de Janeiro, Brasil, é uma das principais fornecedoras mundiais de soluções para gestão de governança, riscos e compliance (GRC). A companhia atua no competitivo mercado global de tecnologia da informação (TI), que exige altos níveis de inovação e adaptação. Uma das maiores vantagens competitivas da Módulo é sua maneira simples de oferecer soluções customizáveis aos clientes.

“A Módulo tem aproximadamente 400 colaboradores e a criação de uma plataforma consistente que ofereça um treinamento profissional de alta qualidade ao nosso pessoal é um compromisso estratégico e essencial. Nossos clientes dependem de consultores bem treinados. É uma responsabilidade que levamos a sério e que possui muitos desafios estimulantes para o desenvolvimento de material didático.”

Galva

Marcio Galvão

Gerente da Universidade Corporativa Módulo

A saída encontrada foi criar a Universidade Corporativa Módulo (UCM) para instruir colaboradores, clientes e parceiros a respeito das complexidades da metodologia de gestão de projetos da Módulo e das soluções de gestão de GRC. Para produzir um conteúdo atrativo para a UCM de forma ágil, a equipe de treinamento cria cursos virtuais com o software Claro – uma plataforma de criação de conteúdo didático virtual compatível com HTML5 e com base em Ontario, Canadá – da dominKnow Inc.

Material de fácil compartilhamento, reutilização e colaboração

“Antes do Claro, utilizávamos o PowerPoint (PPT) para criação e gestão de nossas apresentações. Era praticamente impossível garantir que todos os instrutores utilizassem o mesmo conteúdo e não fizessem modificações arbitrárias ou não padronizadas.” informa Galvão. “Utilizar PPT para treinamento em larga escala e em múltiplas localidades é insustentável. Grandes quantidades de tempo e dinheiro foram desperdiçadas. Criar cursos eficientes e material compartilhável para muitos usuários não é o propósito do PPT.”

O Claro é uma solução acessível e escalável quando comparada a outras alternativas de treinamento, avalia Galvão, que ressalta a pesquisa, realizada por sua equipe, por soluções para gestão de material didático hospedado em nuvem e, após uma análise de custo-benefício, a escolha pelo Claro. Entre as funcionalidades colaborativas do Claro, a equipe da UCM destaca a facilidade no compartilhamento e reutilização de material, assim como as ferramentas de colaboração.

Ao utilizar o Claro, a equipe de treinamento economiza meses de trabalho. A equipe considera as opções de interação, animação, hotspots e exercícios do Claro inestimáveis. “Os exercícios ajudam nossos estudantes a lembrar de conceitos da Módulo e a aprender como o sistema opera.” acredita Galvão. A anexação de documentos e outros recursos para o programa de treinamento é outra funcionalidade valiosa.

O fim dos silos de conteúdo

A longo prazo, utilizar PPT para treinamento gera “silos de conteúdo” (armazenamento de arquivos em postos de trabalho individuais) e problemas de versionamento (utilização de arquivos desatualizados). Quando a Módulo passou a utilizar uma solução com armazenamento em nuvem, passou também a constatar mais facilmente material redundante e outras inconsistências responsáveis por perda de tempo, dinheiro e motivação e acabou por eliminar esses problemas.

O jeito Módulo de criação

Em média, um curso virtual da UCM leva 45 dias para ser desenvolvido. Este desenvolvimento inclui a concepção e revisão de um storyboard, a criação do material didático baseado neste storyboard no Claro, um longo e rigoroso processo de edição, outra revisão e, finalmente, a publicação do curso. Seguindo esse roteiro, a UCM desenvolve oito novos cursos de treinamento por ano. Para ver o portfólio, clique aqui.

Geralmente quatro pessoas (um autor de conteúdo, um designer instrucional, um designer gráfico e um revisor) colaboram para a produção de um novo curso virtual. A equipe da UCM considera que as funcionalidades colaborativas do Claro (como sua biblioteca de mídia e seu processo automatizado e monitorado de revisão, por exemplo) são necessárias para que a companhia produza material novo com os recursos existentes.

Tendo em vista que a maioria dos novos cursos produzidos pela Módulo são, na verdade, atualizações de cursos antigos, a equipe normalmente utiliza a primeira versão do curso como um modelo para a criação da segunda – reutilizando a maior parte do material (como objetos didáticos compartilhados) para agilizar o processo de desenvolvimento. Dessa forma, a companhia poupa custos em design e cria material consistente e de fácil atualização.

Os cursos são publicados e gerenciados através do Docebo LMS (sigla em inglês para Sistema de Gestão de Aprendizado). O Claro é um software totalmente compatível com o padrão SCORM, portanto a integração com o Docebo LMS (assim como aconteceria com qualquer outro SCORM ou LMS compatível) foi realizada de maneira fácil e os produtos operam em perfeita harmonia.

Assista ao vídeo de demonstração dos cursos da UCM

Além do treinamento

A equipe da UCM também fornece suporte a outros departamentos da Módulo que desejam produzir material didático virtual. Um curso online sobre políticas de segurança da informação foi criado recentemente desta forma. O curso, produzido em cooperação com a equipe de Security Office, contribuiu para que os colaboradores da Módulo pudessem seguir as políticas da empresa de forma precisa. Considerando-se que a Módulo possui escritórios em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, políticas de segurança devem ser escaláveis, facilmente comunicadas e atualizadas.

curso segurança da informação

Cultivando o conhecimento corporativo

O conhecimento corporativo de GRC da Módulo é um bem valioso, compartilhado com os colaboradores para o aperfeiçoamento dos serviços prestados aos clientes ao redor do mundo. O Claro fornece à Módulo material para produção e uma plataforma que auxilia no processo de criação. O desenvolvimento de conteúdo através do Claro permite que os designers da Módulo gerenciem o conhecimento corporativo e os valide através de revisões de forma rápida e eficiente, além de facilitar o compartilhamento e a reutilização do material de treinamento dentro da empresa.

siba mais

 

Leia o artigo original no site da Training Magazine: http://www.trainingmag.com/developing-engaging-reusable-content-m%C3%B3dulo-corporate-university

Conheça a Universidade Corporativa Módulo: http://riskmanageracademy.modulo.com.br

 

 

Compartilhe conhecimentoShare on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
http://segurancadainformacao.modulo.com.br/wp-content/uploads/2015/08/login.pnghttp://segurancadainformacao.modulo.com.br/wp-content/uploads/2015/08/login.pngMódulo SecurityGestão de RiscosGRC - Governança, Riscos e ComplianceProfissionais de TISegurança da Informação
    Luke Hickey, CEO da dominKnow Training Magazine, 05 de Agosto de 2015 Tradução: Módulo Security Solutions   Desenvolvimento de conteúdo atrativo e reutilizável na Universidade Corporativa Módulo Universidade Corporativa Módulo utiliza software Claro, da dominKnow, para concepção de material didático virtual e interativo, compartilhado e reutilizado internacionalmente. A Módulo Security Solutions, com sede no Rio de...